quinta-feira, setembro 18, 2008

Avaliando esta etapa




Estamos concluindo a 1a etapa da Formação Continuada de Professores para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que foi o Curso de Introdução à Educação Digital (40h). Antes de dar continuidade a próxima ação que consta do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h) queremos ouvir você. Seus posicionamentos são fundamentais para direcionarmos nossa prática pedagógica em direção às suas aspirações e considerações. Para isso poste seu comentário em relação as questões abaixo.

  1. As ferramentas utilizadas e aprendidas no curso serviram para a inclusão digital e aprimoramento pessoal e profissional? De que forma?


  2. A dinâmica do curso proporcionou o exercício da autonomia na busca da aprendizagem? Justifique.


  3. Como você se percebe dentro da perspectiva do trabalho colaborativo, tanto virtual como presencial?

10 comentários:

pensamentosda profxuka disse...

O curso nós abriu um leque de informações...podemos interagir com todas as colegas as professoras...As ferramentas utilizadas no curso nós deram perspctiva de um trasbalho virtual mais seguro e eficaz...O trabalho sem dúvida foi de suma importância para nosso aprendizado de inclusão digital.

Unknown disse...

Aprimorei mais os conhecimentos sobre linux que nunca havia acessado, criamos um blog que é interessante,pois,serve também como pesquisa dentro de assuntos do trabalho, no dia a dia, de maneira muito criativa.Por isso as ferramentas utilizadas serviram para inclusão pessoal e profissional.O curso proporcionou mais autonomia para busca de aprendizagem, pois nos faram mostrados vários caminhos como função mediadora do conhecimento.
Acredito que, na medida do possível,houve trabalho colaborativo, ajudei por vezes algumas colegas e encontrei interessante quando complementávamos ambos trabalhos.
Achei que iamos trabalhar somente no linux e aprofundar somente este programa. Marta Cartana

Espaço Criança no Flores disse...

Todas as coisas que foram dadas no curso serviram para que eu tivesse segurança, vontade e curiosidade em mexer no computador me levando assim a um aprimoramento pessoal em relação a inclusão digital que antes era completamente distante do meu cotidiano.
O curso me proporcionou autonomia e confiança sem medo de errar e sempre buscando com o erro a aprendizagem.O trabalho colaborativo foi de suma importância porque uma complementava o trabalho da outra tirando todas as duvidas possiveis existentes. Este curso me abriu um leque de novas perspectivas na educação para trabalhar com os alunos.

Anônimo disse...

Cleide Espaço Criança no Flores disse...
Todas as coisas que foram dadas no curso serviram para que eu tivesse segurança, vontade e curiosidade em mexer no computador me levando assim a um aprimoramento pessoal em relação a inclusão digital que antes era completamente distante do meu cotidiano.
O curso me proporcionou autonomia e confiança sem medo de errar e sempre buscando com o erro a aprendizagem.O trabalho colaborativo foi de suma importância porque uma complementava o trabalho da outra tirando todas as duvidas possiveis existentes. Este curso me abriu um leque de novas perspectivas na educação para trabalhar com os alunos.

19 de Setembro de 2008 23:25

s

Rita Schumacher disse...

este curso foi muito valido pois nos deixou mais seguras em relação ao computador e também nos trouxe a oportunidade de inovar as nossas aulas. Além disso também nos proporcionou o espirito de equipe, pois todas se ajudavam e compartilhavam idéias novas. Obrigada e até a próxima. Rita

marisimas disse...

Foi um trabalho maravilhoso das minhas queridas "profes" Bia e Rita.Carinhosas,solícitas,atenciosas e sempre pacienciosas para com todas nós. A cada aula um mundo novo de conhecimentos e experiências se abria para mim. Nunca tinha trabalhado com o sistema Linux mas as ferramentas e as técnicas ensinadas me deixaram tranqüila e segura em usá-lo. Aprendi que posso tornar minha prática docente mais interessante e dinâmica. Perdi o "medo" da inclusão digital. Sei que tenho muito ainda a aprender e espero ansiosa pela segunda parte do curso. O grupo foi bastante receptivo e aberto tornando as aulas gostosas,umas ajudavam as outras quando necessário. E, os e-mails carinhosos ou apenas com tarefas a serem feitas,que as professoras nos mandavam,foram muito importantes e estimulantes.
Assim, foi um prazer ter trabalhado com minhas colegas de escola e com vocês: Bia e Rita.
Muito Obrigado!
Até a próxima já com saudades! Mari Marlene

Blogando com as florzinhas disse...

Para mim o curso foi muito proveitoso, visto que o método utilizado e as ferramentas aprendidas foram de muita valia, proporcionando um aperfeiçoamento pessoal e profissional, pois me foi possível utilizar novas técnicas no meu trabalho, como enviar email com anexo. Também nos foi proporcionada e incentivada a busca de novas aprendizagens, na medida em que tínhamos que colocar em prática os novos conhecimentos, sendo preciso muitas vezes ir além, buscar coisas novas, nos aprimorar. Também houve um "aprender/ensinar" com as colegas, o que ajudou bastante. OBS: acredito ser necessário que sejam feitas tarefas práticas, ou seja, ter que fazer o que foi ensinado e enviar às profes, para ter certeza que realmente aprendeu, porque há pessoas que não possuem conhecimento prévio. Agradeço às profes Bia e Rita pela dedicação e paciência, e aguardo eufórica a próxima etapa. Bjão, com carinho!!! Laura

Anônimo disse...

As ferramentas utilizadas e aprendidas no curso oportunizaram aumento de conhecimentos que melhor qualificam o desempenho pessoal e profissional dos professores. O G-mail e os blogs facilitaram, enriqueceram a comunicação e o acesso as informações de maneira dinâmica e interessante.
O curso foi muito bom. As professoas atenciosas e compreensivas, e as colegas solidárias.
A participação e a interação durante as aulas favoreceu a intensificação dos estudos, a motivação para buscar, continuar e acreditar.

Muito obrigada por tudo...
Divalda.

Flores do Flores disse...

Tudo aquilo que aprendi no curso serviu para aquilo que eu queria e precisava,principalmente me ajudou a perder o medo de fazer as coisas.
A dinâmica foi bárbara porque era dada a informação e logo em seguida vinha a prática,e com o incentivo das professoras e do grupo surgia a vontade de praticar mais,de tentar, tentar de novo até conseguir.As tarefas também foram muito válidas porque proporcionaram a busca individual e também o trabalho em equipe.
Agadeço por tudo.
Rozi Coles

Unknown disse...

O que aorendemos no curso serviu para a inclusão digital e nosso aprimoramento pessoal, pçois com o avanço tecnológico, nós professores necessitamos constante atualização e se a informática não fizer parte do nosso dia-a-dia, nos tornaremos professores do século passado.
Exercitei autonomia, e tive curiosidade para lidar com a máquina, sendo que em situações anteriores tinha receio de errar.
Me sinto segura no trabalho cooperativo e acredito que somente com a troca aprenderemos mais.
Um agradecimento especial para nossas professoras que tiveram paciência conosco. Bjs Rose Meire